Concurso de Ilustração Científica

Tendo sua estreia na XI SeBiVix (2019), este concurso chegou para ficar! Apresentamos a terceira edição do nosso Concurso de Ilustração Científica! Nesta edição on-line, um novo formato foi adotado, pensando em deixar o resultado o mais justo possível.

Leia nosso FAQ (perguntas frequentes) para entender melhor como vai funcionar o concuso:

Quem pode participar?
O Concurso de Ilustração Científica da XIII SeBiVix está aberto a qualquer inscrito do evento na modalidade paga.

Como eu faço para enviar a foto?
As artes e ilustrações devem ser enviadas em formato JPEG ou PNG para o e-mail concursosebivix@gmail.com com o assunto CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO.

Quais informações devem conter no e-mail?
– Anexo preenchido corretamente;
– Ilustração anexada.

O que eu posso enviar?
Artes ou ilustrações que tenham como tema a fauna e/ou a flora do território brasileiro.

O que não posso enviar?
– Artes/ilustrações com possíveis montagens gráficas;
– Artes/Ilustrações que demonstrem práticas de crueldade, preconceitos ou qualquer tipo de intolerância;
– Artes/Ilustrações que já tenham sido premiadas em qualquer outro concurso até a data do nosso concurso;
– Artes/Ilustrações que contenham qualquer tipo de retoque ou montagem.

Posso participar com mais de uma arte/ilustração?
Claro que sim! Mas saiba que cada inscrito pode participar com no máximo 5 submissões (até cinco artes/ilustrações).

Como será decidido o ganhador?
A Comissão Avaliadora (formada por três ilustradores) decidirá juntamente com a Comissão Organizadora da XIII SeBiVix quais serão as ilustrações finalistas baseando-se nas notas dos jurados. Estas, serão publicadas no Instagram da SeBiVix (@sebivix) e no site para exibição. A votação ocorrerá durante a semana do evento, entre os dias 08 a 12 de novembro. Cada inscrito só poderá votar apenas uma vez em cada categoria.

A ilustração vencedora será aquela que acumular o maior número de votos no formulário. Em caso de empate, será realizado um “duelo” via formulário entre as ilustrações mais votadas.

Qual será o prêmio?

  • 1 Camisa oficial XII SeBiVix;
  • 1 Copo da XII SeBiVix;
  • Certificado de melhor Ilustração Científica;
  • Ilustração emoldurada ou um chaveiro SeBiVix;
    • Obs.: O envio de todos esses produtos serão pagos pelo evento.

Se interessou em participar? Leia atentamente as regras do concurso disponíveis no regulamento abaixo e o anexo específico dessa modalidade:


Pensando na melhora da qualidade do evento e do concurso, esse ano teremos uma Comissão Avaliadora.

Maria Alice de Rezende

Graduada em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Ilustração Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical. Com mestrado em Botânica (ENBT / JBRJ). Com aprimoramento em ilustração científica no New York Botanical Garden, e Royal Botanic Gardens Kew-London, como vencedora da bolsa artística da Fundação Margaret Mee-2004. Com trabalhos publicados em livros e revistas no Brasil e exterior. Vencedora do Prêmio Anne Ophelia Dowden 2009, pelas ilustrações das plantas Campina e Campinarama Amazônica. Com obras selecionadas para a mostra Ilustraciência em Barcelona,Margaret Flockton, Austrália, ​​para a Shirley Sherwood Gallery em Londres e para o Hunt Institute em Pittsburgh-Pensilvânia. Atualmente ministra cursos de ilustração e trabalha no projeto “Diversidade criptogâmica, biologia e conservação nas ilhas do Atlântico Sul”, junto a pesquisadora Denise Pinheiro da Costa (JBRJ).

Website: https://malicerezende.wixsite.com/ilustralice

Joelcio Freitas

Bacharel em Ciências Biológicas e Doutor em Botânica, atua como taxonomista e desenvolve projetos de sistemática, filogenia e ecologia da família Aristolochiaceae no Neotrópico.
Como ilustrador científico, ilustra desde 2008, e representou inúmeras novas espécies para a ciência e em trabalhos taxonômicos, sobretudo para pesquisadores do Espírito Santo.
Atualmente trabalha como pesquisador no INMA (Herbário MBML) e ilustrador, utilizando principalmente as técnicas de nanquim e aquarela.

*Texto fornecido pelo autor (adaptado)

Instagram: @joelciofreitas.art
Site: www.joelciofreitas.com.br

Fernando J. S. Correia

Fernando J. S. Correia é biólogo, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e especialista em Ilustração Científica (IC) e Comunicação Científica visual. É Diretor do Laboratório de Ilustração Científica e Coordenador do Curso de Formação em IC (dbio / UINFOC / UNAVE) e a sua área de intervenção/investigação estão relacionados com o exercício da Ilustração Científica enquanto recurso e ferramenta didático-pedagógica para melhor veicular e promover o conhecimento científico. Exerceu os cargos de Presidente do Conselho Geral e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Mata do Buçaco, em 2014.

 É autor de 9 livros e co-autor de 6, tendo ainda contribuído com capítulos para outros 4 livros. Escreveu ou co-escreveu ainda 37 artigos para publicações da especialidade e 74 artigos de divulgação científica para edições periódicas. Orienta(ou) vários mestrandos e mais de uma dezena de estágios de capacitação avançados.

Galardoado com vários prémios/distinções em Portugal, Estados Unidos e Europa (UK e Espanha), das quais destaca o Focus On Nature VIII Natural History Illustration Award’2004, o Grande Prémio Stuart de Imprensa Nacional, na categoria de Ilustração / poster (desdobrável “Cetáceos de Portugal”, publicado na National Geographic Magazine–Portugal; 2005) e o Prémio Científico Museu do Mar Rei D. Carlos (Câmara Municipal de Cascais, 2012).

Enquanto ilustrador, organizou e comissariou (curador) 14 exposições, tendo participado em 13 exposições a solo e 62 coletivas, a nível nacional e ainda em várias outras mostras internacionais – nos EUA, Brasil, Argentina e na Europa (Inglaterra, Espanha, França e Itália). Enquanto organizador principal ou elemento da comissão científica participou em 5 eventos científicos, nacionais e internacionais.

Enquanto especialista reconhecido, participou como formador em mais de 100 workshops, nacionais e internacionais.

Enquanto projetos relevantes, na área da ilustração científica e que somam mais de 1500 participações, destaca a colaboração assídua com a National Geographic Magazine (Portugal), várias séries filatélicas criadas para os CTT- Portugal e United Nations Administratio/UNPA (NY, USA), bem como a ilustração de todos os Manuais Escolares, fichas pedagógicas e outros recursos didáticos/infográficos de “Terra à Vista” (5º ano de escolaridade; 2016; Porto Editora), “Terra à Vista” (6º ano de escolaridade; 2017; Porto Editora), e ainda “Novo CSI” e “Ciências 6” (6º ano de escolaridade; 2017; Areal), todos do ensino básico português. No ensino secundário ilustrou os dois volumes (bioFoco e geoFoco) do manual escolar para o 10º ano de escolaridade (Areal Editores) e está presentemente a concluir as ilustrações para os volumes do 11º ano, da mesma editora.

*Texto fornecido pelo autor



Desenho vencedor do Concurso de Ilustração Científica da XI SeBiVix, por Ana Lidia Claudio Coelho Barboza.